Planejamento Estratégico de Marketing

O Planejamento Estratégico de Marketing é uma etapa importante do processo de planejamento e gestão de uma organização. Lançar uma nova empresa, ou produto ou mesmo mudar o posicionamento de uma empresa tradicional no mercado são tarefas que precisam de muita análise e esforço. É preciso pensar em todas as possibilidades, planejar interações com o público-alvo, pensar em como será realizada a venda do produto, como será a embalagem, o preço, etc, ou seja o Planejamento Estratégico é um documento usado para guiar as ações de uma empresa em relação ao posicionamento no mercado, em busca de um determinado objetivo.

Neste documento devem estar contidas as informações, do mercado ou indústria a qual a empresa faz parte, concorrentes, estratégia e afins. O planejamento estratégico de marketing é então um norteador para as ações da empresa.

Qual o risco de não realizar o planejamento estratégico de marketing?

Muitas empresas acabam desperdiçando com estratégias erradas. Outra situação de mau aproveitamento de recursos é atrair o tipo de persona que não tem fit com a empresa e não vai gerar negócios, ou seja redução do ROI e do faturamento.

A Etapa de um Planejamento de Negócios

É preciso fazer a avaliação do  mercado e do seu produto ou serviço montando a estratégia que será utilizada no posicionamento. Todo o esforço de análise, estratégia de mercado, do entendimento do ambiente externo de negócios e da compreensão da realidade da empresa, de suas possibilidades e limitações, é consolidado na Análise SWOT.

  • Ambiente Externo ou Macro – Mercado: se referem a  fatores amplos como os econômicos, culturais, demográficos, jurídicos e tecnológicos
  • Ambiente externo – Segmento: análise do segmento que você quer atuar, com isso você vai definir a seus diferenciais no mercado, definição de posição a ser adotada perante o concorrente, definição do nicho de mercado e público a ser conquistado.
  • Ambiente Interno ou Micro: você conhece mesmo a sua empresa? Sabe tudo o que se passa ou passou nela? Ou já definiu qual será a história apresentada para o público? Sabe quais são os pontos fortes da sua solução e os mais fracos? 

A análise SWOT fornece os subsídios para a identificação dos fatores para o sucesso do negócio, assim como permite uma revisão do modelo de negócio da empresa, do mesmo modo que esta pode avaliar se sua proposta de valor oferecida ao cliente e se seu modelo de operação são adequados em relação ao mercado.

Agora é hora de pensar qual será a sua estratégia de marketing

É fundamental definir uma estratégia que será utilizada para aquisição de clientes e posicionamento no mercado, um bom lugar para se começar é pelos 4Ps do Marketing. 

Os 4Ps do Marketing se referem aos quatro pilares que sustentam qualquer estratégia de marketing, são eles: Produto, Preço, Praça e Promoção

·       Produto: é o que você oferta e quer comercializar,tenha em mente o valor que ele agrega ao mercado;

·       Preço: garanta que o preço do seu produto alcance o equilíbrio, não sendo muito baixo nem muito alto é ele que vai sustentar a sua empresa, é uma combinação do custo de produção e da percepção de valor do mercado;

·        Praça: defina os canais de distribuição e divulgação de sua empresa;

·     Promoção: estabeleça bem as ações que serão realizadas e os formatos utilizados para atrair o seu cliente.

Com a estratégia criada vamos para os próximos passos:

Definição de preço: um dos pontos principais do planejamento estratégico. Devemos considerar os custos de produção/desenvolvimento/manutenção/distribuição e também o valor que o consumidor está disposto a pagar por ele.

Quem são as personas: Ter uma persona definida, conhecer a fundo o público-alvo, suas necessidades, objeções e como o seu produto pode ajudá-los é essencial para a montagem de um bom planejamento estratégico de marketing, e que ele obtenha o sucesso desejado. Colocando a sua persona/cliente no centro de suas estratégias é importante para entregar o que o consumidor deseja e comunicar-se com ele de forma assertiva, ou a empresa não criará os argumentos certos e isso impactará diretamente nas vendas.

Defina quais são os objetivos que a empresa espera alcançar a curto, médio e longo prazo diante dos desafios de mercado.

Uma vez que você tiver os objetivos estabelecidos, é hora de planejar suas ações.  Para cada objetivo traçado, é preciso criar uma estratégia específica para torná-lo realidade.

Não se esqueça também de criar um plano para a avaliação do seu planejamento estratégico de marketing e realização de possíveis ajustes. Eles podem ser necessários de acordo com a evolução da sua empresa, produto ou serviço.

Criar um planejamento estratégico de marketing não é tão simples e não se deve fazer às pressas. Mas esse processo faz a diferença no crescimento de uma empresa e quando bem feito pode gerar muitos e bons negócios.

Ferramentas como a análise SWOT, os 4Ps do marketing e a própria estruturação do planejamento estratégico de marketing, com a definição das personas, objetivos e estratégias são essenciais para o sucesso de uma empresa. 

#agenciadepropaganda #negocio, #indusrtia #planejamentoestrategico, 

#agenciaummagumma

#branding #customersuccess  #marca #marketing #Marketingdigital#marketingdeconteudo #comunicação#conteudo#website

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *