Marketing Lateral


O Marketing lateral aparece para a descoberta de algo novo em um produto ou mercado já existente, é na prática um serviço ou produto planejado a satisfação de duas ou mais necessidades.

De acordo com Kotler e Trias de Bes (2004), o marketing lateral é um processo que, aplicado a produtos ou serviços, produz inovações que abrangem necessidades, usos, situações ou públicos – alvo não atingidos.

O objetivo do marketing lateral é partir de pontos ou ideias já existentes para desenvolver produtos que complementam o já existente. O produto existente serve como ponto de partida para algo novo.

Essa estratégia não substitui, mas complementa o marketing tradicional, o marketing lateral passa a ser o valor agregado ao produto.

Para entender como o marketing lateral funciona e como o marketing vertical e o lateral complementam um ao outro, podemos utilizar como exemplo os cybers café, a inovação de duas categorias já existentes: o mercado de tomar café e o mercado de clientes que necessitam de computadores, através do marketing lateral foi possível criar um novo mercado que faz a junção do café com computadores.

É preciso destacar que, apesar do produto inaugurar uma nova categoria ou conceito não está livre da concorrência.

O valor agregado em geral diz respeito a praticidade e status do produto, isso significa melhoria e qualidade de vida. O marketing lateral ou horizontal diz respeito a um segmento de mercado e não a um nicho específico.

O sucesso do marketing lateral não está apenas no valor agregado, mas principalmente no relacionamento e eficiência da marca na mente do consumidor.

4 thoughts on “Marketing Lateral”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.