Customer Intimacy – Intimidade com o cliente

Ter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para qualquer empresa, pois sem esse público não há negócio.

As empresas que se esforçam e desenvolvem um relacionamento íntimo com seus clientes precisam entendê-los e conhecê -los, saber seus desejos e necessidades, saber o que o cliente precisa é fundamental nesse processo.

Conhecer o cliente na intimidade de seu negócio, estar perto dele o tempo todo, é o que vai fazer diferença na competição acirrada. Empresas e profissionais que desejam ter sucesso devem compreender perfeitamente que o maior valor de uma empresa e de um profissional, está na qualidade dos relacionamentos que mantiverem com seus clientes.

A vitória nesse novo cenário competitivo pertencerá a quem se dedicar de verdade a manter e melhorar constantemente esses relacionamentos por meio do conhecimento profundo do cliente e da intimidade que conseguir estabelecer com ele.

A aliança com os clientes e o relacionamento duradouro são as bases de sustentação de qualquer empresa, seja uma loja de esquina ou um grande conglomerado multinacional. Um bom relacionamento pode fazer com que sua empresa se diferencie das concorrentes. Isso acontece porque, quando uma equipe é capaz de tornar agradável o contato entre empresa e consumidor, as chances dele voltar a fazer negócio com a sua empresa se multiplicam.

Algumas dicas para um bom relacionamento com o cliente:

Seja empático
Na hora da venda pense como o cliente. Entenda a demanda do cliente, escute-o com atenção e pense quais são as suas reais necessidades, se o produto ou serviço que você está oferecendo é mesmo relevante para ele.
Pode ser decepcionante tentar forçar a venda de algo que não atende a necessidade do cliente, tome cuidado para não cometer este erro, isso pode repelir um potencial consumidor. Seja educado, simpático e agradável.

Confiança: a base de qualquer relacionamento saudável

Confiança é a base de qualquer negócio. Quando você demonstra para o seu cliente que ele é importante, que está acompanhando de perto tudo que diz respeito ao negócio dele, você o conquista!
Faça com que o consumidor confie em você e não o deixe de lado quando a compra for concluída. Para fidelizar um cliente, é necessário um trabalho diário de relacionamento próximo, nada de esquecê-lo depois de algumas semanas! Seja cuidadoso, educado e gentil.

Identifique os problemas e resolva rapidamente

Quanto menos dor de cabeça seu cliente sentir, menor será o seu nível de estresse. Por isso, esteja sempre em contato com o cliente e ofereça soluções que realmente funcionem, assim que um problema for identificado.
Pense no cliente e tente resolver o imprevisto o mais rápido possível. A consequência disso é, obviamente, a experiência de um bom atendimento e, a satisfação garantida.
Sempre mantenha contato com o seu cliente por e-mail ou até mesmo vale realizar uma simples ligação, além de demonstrar interesse pode ser um momento que ele se abra com você exponha eventuais problemas dando liberdade para a sua intervenção.

Esteja atento ao Feedback

Manter um relacionamento próximo do seu cliente é fundamental, também para identificar o que ele tem a dizer sobre o seu serviço ou produto de forma transparente e verdadeira.
Escute com atenção o que o seu cliente tem a dizer sobre o seu serviço ou produto, se for necessário não hesite em pedir desculpas e oferecer soluções para os pontos levantados.
É preciso avaliar cada feedback recebido e utilizá-lo para corrigir os pontos abordados como falhos encare a crítica como forma de crescimento e os elogios mantenha o que tem feito sucesso junto ao cliente.

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