Como aplicar a estratégia de guerrilha

A estratégia de guerrilha funciona bem se você enfrentar um mercado grande e cheio, é necessário que se encontre um segmento pequeno no mercado para se encaixar. É assim que a maioria das empresas que contam apenas com o seus recursos próprios se lançam no mercado. Também é eficaz  como estratégia se o seu negócio tenha começado pelo flanco, mas fora surpreendido por concorrentes grandes que atacaram o seu mercado e você não é mais o líder.

A guerrilha também é uma estratégia de apoio se você descobrir que o seu esquema de flanco serve para entrar em um mercado que ficará  menor do que você esperava. O otimismo sobre um mercado em potencial grande se transforma em frustrante quando se percebe que o mercado alvo nunca será muito grande. Será preciso assumir a estratégia de guerrilha deixando a de flanqueamento de lado e encontrar uma fatia pequena do mercado para atuar Nicho.

Nicho vem do francês e quer dizer um mercado pequeno demais para despertar interesse de um concorrente e pequeno para receber o financiamento de importantes investidores de risco.

Princípios da guerrilha

1. Encontre um segmento de mercado pequeno para defender. Dedique as suas energias para se tornar o melhor no atendimento a uma necessidade muito especial de seus clientes.

2. Independente do sucesso da sua empresa nunca aja como líder. A guerrilha é uma estratégia que pode confundir, em um momento parece que você é líder (defensor do seu nicho) em outros parece que tem elementos da estratégia de flanqueamento (corre para entrar em um mercado incontestável), mas existem erros fatais, os defensores não são guerrilhas. As  guerrilhas podem defender seu mercado, mas não são gigantes invencíveis.

3. Esteja preparado para sair de uma hora para outra. Assim que uma gigante começa a invadir o nicho e tem êxito, é preciso levantar acampamento e partir em busca de um nicho diferente, as vezes é melhor recuar.

Aplique o Pensamento Estratégico

  1. Escolha o líder de mercado cuidadosamente. O líder de mercado pode ser o padrão a ser seguido no mercado atual, a escolha nem sempre é óbvia, em especial se você vai lançar um produto que ainda não existe.

Se você estiver entrando em um mercado consolidado e muito disputado, é fundamental encontrar um segmento subestimado e mal atendido do mercado maior. É duro convencer as pessoas a mudar. A maioria das pessoas não muda de forma rápida ou fácil, nem gosta de assumir o risco sem ponderar os prós e os contras antes de tomar a decisão. Inventar meios para convencer o público a mudar é parte da arte do marketing.

  1. Depois de escolher o líder de mercado, procure seus pontos fracos. Comece procurando aberturas, fazendo levantamento dos segmentos de mercado existentes. Tente classificar os segmentos mal atendidos ou subestimados pelo líder de mercado.

Depois procure algo importante para os clientes, sua tarefa é encontrar algo especialmente valioso para muitos clientes esquecidos e ávidos por um bom atendimento.

  1. Teste sua escolha estratégica medindo até que ponto você consegue defender a posição escolhida (vantagem do segundo a agir)

Até que ponto o líder de mercado pode afetar a sua empresa ou destruí-la? É preciso preparar um plano para responder a reação do líder ao lançamento de seu produto. Essa é a vantagem de ser o segundo a entrar no no mercado.

As histórias sobre estratégias empresariais são notícias todos os dias, mostra que as lideranças não só podem ser defendidas, mas também fortalecidas por meio da preparação para responder os lances estratégicos dos concorrentes.

Isso mostra como é importante escolher a melhor estratégia e tornar-se um ás em aplicar o princípio da melhor estratégia. A história também mostra porque um plano estratégico dinâmico ou reativo deve ser preparado com antecedência.Seus segundos lances devem ser preparados para surpreender os concorrentes atacantes.

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