A Prática do Branding nas Redes Sociais

As redes sociais são uma estrutura social, e ao mesmo tempo, um meio de comunicação relevante para o consumidor final.

Trabalhar com foco em branding para as redes sociais é algo que nem todas as empresas fazem. Alguns empreendedores podem mesmo julgar que o conceito de “branding” é algo muito novo e moderno para ser implementado no dia a dia da empresa.

Mas se pararmos para pensar o conceito de branding pode ser muito mais antigo, no passado marketing tradicional ou offline também realizava campanhas “conceito”. São campanhas de marketing que “vendem” os valores da marca, e não produtos especificamente.

De fato, as redes sociais ampliaram as possibilidades de construção de marca, mas também tornaram tudo muito mais desafiador. Diferente das mídias tradicionais, nas redes sociais a percepção que as pessoas têm de uma marca também é influenciada pelo que outros usuários dizem dela.

Então, para fazer branding nas redes sociais e ver o impacto disso nas vendas, é preciso ter consciência de que a chave da estratégia será o relacionamento com as pessoas.

Algumas ações nas redes sociais podem impactar no aumento de vendas de forma direta. Anúncios, posts patrocinados e promoções são exemplos disso.
Mas, não podemos dizer que ações como essa trazem vendas porque fortalecem a marca.

Fazer branding nas redes sociais é algo muito mais amplo, que acontece em todos os pontos de contato do público com a empresa. E o aumento nas vendas será, principalmente, uma consequência indireta e de longo prazo.

Quando você investe em construir e fortalecer a sua marca, você vende mais e quanto mais você vende, mais forte a sua marca é.
Lembre-se a questão é de organizar, sem jamais esquecer que o alvo é o branding, o meio é marketing e as redes sociais são um dos galhos da árvore de comunicação para com o seu cliente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *